Geraldine Fitzgerald

Atriz irlandesa nascida a 24 de novembro de 1913, em Dublin, e falecida a 17 de julho de 2005, em Nova Iorque. Iniciou muito jovem a carreira de atriz, no Gate Theatre onde uma tia sua era cabeça de cartaz. A partir dos 21 anos, participou em alguns filmes, até que em 1939 surgiu a oportunidade de se estrear na Broadway, no Mercury Theatre, ao lado de Orson Welles. A sua participação foi notada e assinou um contrato cinematográfico onde teve a oportunidade de contracenar com Bette Davis no filme Dark Victory, nesse mesmo ano. Ainda em 1939 participou no filme que a tornou célebre, Wuthering Heights (O Monte dos Vendavais de William Wyler, inspirado na obra de Emily Brontë), tendo sido nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária.
A sua carreira no mundo do espetáculo foi bastante diversificada, foi atriz de teatro e cinema, cantora e realizadora - atividade que lhe valeu a nomeação para o Tony na categoria de Melhor Realizador, pelo filme Mass Appeal (1984). Foi a primeira mulher a ser nomeada para este prémio.
Como referenciar: Geraldine Fitzgerald in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 02:55:55]. Disponível na Internet: