Geraldo Geraldes, o Sem Pavor

Guerreiro português, viveu no reinado de D. Afonso Henriques. Pouco se sabe de concreto sobre a sua vida, à parte o facto de ter conquistado ardilosamente a cidade de Évora e de a ter oferecido ao rei, no ano de 1165, julga-se que para o aplacar depois de ter incorrido em desfavor junto do monarca. Como recompensa pelo feito, que dava aos cristãos um domínio estrategicamente importante e de há muito ambicionado, D. Afonso Henriques nomeou-o alcaide da cidade e fronteiro-mor do Alentejo.
Geraldo ficou conhecido pelo terror que infundia às populações muçulmanas, na sua atividade de salteador. Ficou também conhecido pelas suas táticas de guerra e pelo seu modo de conquistar as cidades, que consistia em assaltar os castelos durante a noite, matar o vigia e entrar de surpresa. Deste modo conquistou várias outras praças, como Serpa, Cáceres e Trujillo. Outras vezes, porém, teve menos sucesso, sendo aprisionado e vendo-se na necessidade de resgatar-se pela entrega de algumas das praças conquistadas.
Como referenciar: Geraldo Geraldes, o Sem Pavor in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 15:46:05]. Disponível na Internet: