Gerona

Província da Espanha oriental integrada na Comunidade Autónoma da Catalunha com a capital na cidade de Gerona (ou Girona, em catalão). Faz fronteira com as seguintes províncias: Barcelona e Lleida a oeste; a norte faz fronteira com a França e é banhada a sul e a este pelo mar Mediterrâneo.
Tem uma superfície de 5910 km2. A população absoluta da província de Gerona é de 687 331 habitantes o que equivale a 1,54% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 116,3 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006). Enquadrada a norte pelos Pirenéus, o clima é predominantemente mediterrâneo.
Esta província atrai os turistas pelas suas praias e estâncias balneares da Costa Brava e também pelos monumentos e museus de enorme riqueza que se encontram nas cidades medievais como Gerona e Besalú. Esta última possui as Igrejas de São Vicente, São Pedro e a ponte fortificada (séc. XI) sobre o rio Fluvià.
Gerona, na margem direita do rio Onyar, além da catedral de estilo barroco, possui outros locais de interesse como um excelente Museu de Arte e o antigo bairro judeu El Call. É ainda na província de Gerona que se localiza a cidade de Ripoli, "berço da Catalunha" onde existe o mosteiro de Santa Maria (ano 878) e considerada uma das mais belas obras românicas de Espanha. É de referir também a pequena cidade de Figueras onde nasceu e está sepultado Salvador Dalí (1904) e onde existe o Teatro-Museu Dalí, por ele legado à cidade e que nos dá uma perspetiva da sua obra.
Como referenciar: Gerona in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-23 07:13:51]. Disponível na Internet: