gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos é a função da empresa que procura estabelecer o sistema de relações entre os vários funcionários, a melhor adequação de cada um deles à sua função e a melhor integração dos trabalhadores no todo da organização.
Em concreto, são tarefas habituais da gestão de recursos humanos o recrutamento e a seleção de pessoal, a avaliação do desempenho dos trabalhadores, o estudo da adequação dos recursos humanos às várias funções existentes na empresa (em face das suas características), a elaboração de informação variada sobre o quadro da empresa (que inclui dados como a taxa de absentismo, índices de rotação de pessoal, necessidades de formação e ações a empreender), análises de motivação dos funcionários (e das melhores formas de a aumentar: bónus, benefícios sociais, higiene e segurança no trabalho) e a coordenação de ações de formação.
No fundo, a ação da gestão de recursos humanos pretende criar condições que levem os trabalhadores da empresa, ao satisfazerem os seus anseios profissionais, a colaborar com a empresa no atingimento dos objetivos desta.
Como referenciar: Porto Editora – gestão de recursos humanos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 09:50:08]. Disponível em