Gilbert Lewis

Físico e químico norte-americano, Gilbert Newton Lewis, nasceu em Weymouth, em Massachusetts, a 25 de outubro de 1875 e faleceu em Berkeley, na Califórnia, a 23 de março de 1946. Foi professor de Química no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e em Berkeley, na Universidade da Califórnia desde 1912, levando a cabo investigações no campo das ligações químicas, termodinâmica e da eletrólise. Foi o primeiro, em 1933, a preparar água pesada (D2O). Formulou a Teoria Ácidos e Bases de Lewis, segundo a qual um ácido é toda a substância (molecular ou iónica) que pode aceitar um par de eletrões (ácido de Lewis) e base é toda a substância que pode ceder um par de eletrões (base de Lewis). Trata-se de uma ampliação do conceito clássico ácido-base, que só admite a cedência ou captação de protões.
Publicou diversos trabalhos, sendo de salientar Valence and the Structure of Atoms and Molecules. Morreu, em 1946, no seu laboratório, rodeado pelos livros e instrumentos científicos que tanto amava.

Como referenciar: Gilbert Lewis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 04:11:29]. Disponível na Internet: