Gillian Allnutt

Poetisa inglesa, Gillian Allnutt nasceu no ano de 1949, em Londres. Passou a sua meninice em Newcastle-upon-Thyne, onde descobriu a poesia como um refúgio e, após a conclusão do ensino secundário, ingressou como estudante de Filosofia e Estudos Ingleses na Universidade de Cambridge. Obtendo o seu diploma, passou a viver em Londres, onde trabalhou como professora a tempo parcial e jornalista, dedicando-se também à publicação independente.
Em 1981 publicou a sua primeira coletânea de poemas, com o título Spitting The Pips Out, obra que passou despercebida pela crítica. Entre 1983 e 1988 desempenhou as funções de editora de Poesia para a revista City Limits, experiência que se teria revelado favorável à autora, que melhorou portanto o cunho da sua escrita.
Assim, em 1987 publicou Beginning The Avocado, compilação em que Allnutt revelava uma poesia quase hermética, já que pressupunha conhecimentos históricos por parte do leitor, tidos como indispensáveis pela poetisa para a demolição de barreiras na comunicação. Em 1998 foi uma das editoras da antologia poética The New British Poetry e, em 1994 publicou o seu terceiro volume de poesia, com o título Blackthorn.
Seguiram-se dois outros, ambos nomeados para o conceituado Prémio T. S. Eliot, Nantucket And The Angel (1997) e Lintel (2001). Este último foi aclamado pela crítica, chegando a ser considerado a melhor escolha do ano pela Poetry Book Society, talvez pela visão distanciada e liminar com que Allnutt olhou o passado, perguntando-se o que é que poderia ser salvo ou recuperado para construir um futuro melhor. Mergulhando na História, na essência das religiões e na Natureza, a poetisa procurou formas de contrariar o materialismo que, segundo a sua opinião, faz com que as pessoas se sintam deslocadas.
Batalhando para que a poesia passasse a ser ensinada nas escolas, Allnutt prosseguiu a sua carreira docente, lecionando Literatura e Escrita de Criação em escolas, tanto a crianças como a adultos. No âmbito desse esforço, publicou, em 1991 um manual, Berthing: A Poetry Workbook.
Como referenciar: Gillian Allnutt in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 19:45:33]. Disponível na Internet: