Artigos de apoio

gladiador
O ofício de gladiador era comum não só na Grécia como entre os Etruscos, pelo que, como muitos outros elementos desta última cultura, foi adotado por via direta pelos Romanos e pela Itália em geral. Alguns historiadores apontam o ano de 264 a. C. como a data das primeiras lutas de gladiadores em Roma.
Foi apenas no final da época republicana que os combates de gladiadores deixaram de fazer exclusivamente parte dos jogos fúnebres e passaram a integrar também os jogos do calendário religioso. Durante a vigência da República em Roma (de 509 a. C. a 27 a. C.) havia apenas dois tipos de luta empregues pelos gladiadores, a luta como os Gauleses e a luta como os Trácios, mas em outras épocas houve também os tipos de luta dos Samnitas, dos Retiarius e dos Mirmilos. Distinguiam-se pela forma de lutar e pelas armas que utilizavam. Os gladiadores eram comprados e treinados em escolas. No período republicano, eram romanos que tinham desertado das legiões ou, com menos frequência, escravos. Podiam igualmente ser criminosos condenados ou homens livres que escolhiam a vida de gladiador de livre vontade. Na República também não se combatia usualmente até à morte. Só a partir do Império é que a multidão de espectadores decidia se o gladiador vencido seria morto ou não. Os gladiadores viviam em escolas dirigidas por lanistas, centrando-se a maior parte delas na região de Cápua, e o seu treino era atentamente acompanhado por médicos. Estas escolas, instituições que ultrapassavam muitas vezes o milhar de gladiadores e eram muito lucrativas pelo elevado preço pago pelo desempenho destes homens, eram maioritariamente pertença de senadores, cavaleiros e homens de negócios Italianos e Romanos. Cada gladiador lutava em público cerca de cinco vezes por ano e trabalhava até seis anos, no período republicano, após o que se reformava. Normalmente, passava a partir de então a servir como guarda-costas.
Como referenciar: gladiador in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-25 09:13:22]. Disponível na Internet: