golfe

O golfe deriva de um jogo do século XV, cujos jogadores usavam um pau para bater num objeto redondo. O percurso era constituído por dunas de areia, tocas de coelho e outros obstáculos naturais. Este é o espírito que o jogo ainda hoje mantém.
O golfe é jogado numa vasta área de terreno, com vários obstáculos naturais, como dunas, areais, lagos e árvores. O objetivo consiste em jogar a bola para 18 buracos com o menor número de tacadas possível. Este é um desporto com forte componente individual, pois um jogador não pode influenciar os resultados do seu oponente. Foram os escoceses que iniciaram este tipo de jogos e a eles se deve a origem do golfe, com as características que hoje lhe são conhecidas. Todavia, em meados do século XV, quando a Escócia se preparava para enfrentar as invasões inglesas, o Rei Jaime II viu-se forçado a banir o golfe e o futebol por distrairem as atenções da população dos treinos militares. A medida foi ignorada em grande escala. No século XVI, a fama deste desporto espalhou-se por toda a Europa, sobretudo através da nobreza.
O primeiro campo foi construído em Leith, perto de Glasgow (Escócia). Em 1900, o golfe foi inserido no programa dos Jogos Olímpicos. Apesar das origens europeias, foi nos Estados Unidos que o golfe encontrou melhores condições para se desenvolver. Em 1916, foi formada a Associação Profissional de Golfistas. O jogo tinha regras diferentes nos dois continentes, americano e europeu, e só em 1951 é que ambas as partes adotaram o mesmo conjunto de regulamentos.
No que concerne às competições femininas, a primeira prova realizou-se em 1946, e a vencedora foi Patty Berg. O clima de discriminação racial existente no golfe foi abalado em 1961, com o aparecimento do primeiro golfista negro, Charlie Stifford e, mais tarde, em 1997, Tiger Woods tornou-se no primeiro jogador negro a vencer o torneio de Masters, nos Estados Unidos.
Como referenciar: golfe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 06:09:29]. Disponível na Internet: