goniómetro

O goniómetro consiste num aparelho para a medição de ângulos.
Os goniómetros podem ser de contacto ou de reflexão. Os de contacto aplicam-se sobre o corpo que se pretende medir, enquanto os de reflexão utilizam as leis físicas, principalmente óticas. Entre estes, os mais importantes são os goniómetros de espelho, que consistem em dois espelhos que formam um ângulo e nos quais qualquer raio incidente é desviado um ângulo duplo ao do goniómetro. Este tipo de goniómetros utiliza-se em agrimensura.
Os goniómetros são muito usados para fazer a pontaria das armas de artilharia como é o caso do goniómetro de comando.
Este encontra-se afastado da bateria de bocas de fogo e instalado em local onde possa ver tanto o objetivo a abater como a bateria. Utilizando o círculo graduado existente tanto neste goniómetro como nos que se encontram em cada uma das bocas de fogo, é possível manter a pontaria corrigida, mesmo quando o objetivo não é visível da posição da bateria, caso em que se faz a pontaria pela carta ou por outra referência (pontaria indireta).
Como referenciar: goniómetro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 22:24:30]. Disponível na Internet: