Google

Empresa norte-americana, fundada em 1998 por dois estudantes de Informática da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin.

É o mais popular dos motores de pesquisa presentes na Internet. O nome Google provém da palavra "googol", um termo matemático usado para descrever o número 1 seguido de 100 zeros.
A colaboração entre Larry Page e Sergey Brin começou em janeiro de 1996, quando se viram envolvidos no desenvolvimento de um motor de pesquisa chamado BackRub.

Larry estava então encarregado de criar um novo tipo de ambiente para servidores que pudesse funcionar em computadores pessoais comuns, ao invés de requerer, como até então, máquinas mais potentes e dispendiosas.

No espaço de apenas um ano, os seus esforços no desenvolvimento de novas tecnologias de pesquisa empregues no BackRub eram já discutidas por toda a universidade.

Durante a primeira metade de 1998, os dois adquiriram vários discos rígidos, e com eles desenvolveram um servidor, no quarto de Larry, com capacidade para alojar um terabyte de informação que viria a tornar-se o primeiro centro de dados do Google.

Decidiram então tentar vender licenças para a nova tecnologia de pesquisa que haviam desenvolvido, e para tal contactaram diversos potenciais clientes, entre os quais se encontrava David Filo, o fundador do Yahoo, que os terá encorajado a iniciarem o seu próprio motor de pesquisa independente.

Larry Page e Sergey Brin optaram então por abandonar os estudos e procurar potenciais financiadores para o projeto.

Após assistir a uma breve demonstração do motor de pesquisa que haviam desenvolvido, Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da empresa Sun Microsystems, concordou contribuir com 100 000 dólares para a causa.

Recorrendo ainda a familiares e amigos, Page e Brin conseguiram juntar uma quantia muito próxima de um milhão de dólares, graças à qual inauguraram, a 7 de setembro de 1998, a Google Inc. numa garagem de Menlo Park, no estado da Califórnia, EUA.


Como referenciar: Google in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 00:04:30]. Disponível na Internet: