Gotemburgo

Cidade da Suécia. É o principal porto de mar do país e a segunda maior cidade, a seguir a Estocolmo, com uma população de 5 095 000 habitantes (2004).
Esta cidade situada no braço de Kattegat, na foz do rio Göta, foi fundada em 1624, perto do local de uma povoação medieval. A sua planta - incluindo um sistema defensivo de canais - baseou-se no modelo holandês.
O porto, sem gelo durante todo o ano, é uma base dos ferry-boats que fazem a ligação com a Dinamarca e atravessam o mar do Norte até ao Reino Unido. As suas principais indústrias são o fabrico de automóveis, produtos alimentares e têxteis.
Gotemburgo é um importante centro de ensino: a universidade estatal foi fundada em 1891 e a universidade técnica de Chalmers em 1829, a mais antiga do país.
Entre os principais monumentos, destacam-se a Catedral e a Igreja Kristine. A cidade possui também museus de história natural, marítima e cultural, um instituto oceanográfico, um centro de investigação médica, um jardim botânico e diversos teatros.
Como referenciar: Gotemburgo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 23:29:10]. Disponível na Internet: