grafite

A grafite é um mineral de cor cinzento-aço, de brilho metálico, macio, untuoso ao tato e bom condutor da corrente elétrica.
A grafite origina-se por metamorfismo de matéria carbonosa de natureza orgânica. O metamorfismo que afeta as camadas de carvão pode originar jazigos de grafite. É precisamente através deste mecanismo que se formam os jazigos de grafite de Rhode Island e Sonora (México).
Também se pode apresentar em filões e como constituinte de rochas ígneas. Os jazigos mais importantes encontram-se na Coreia, Federação Russa, Áustria, México, Madagáscar, China e Estados Unidos da América.
A grafite possui uma composição química igual à do diamante, isto é, carbono puro.
No entanto, estas duas substâncias não são iguais e a diferença reside na disposição dos seus átomos.
Na grafite, cada átomo vai ligar-se a três outros átomos de carbono, no mesmo plano, conduzindo à formação de anéis hexagonais.
Uma das maiores evidências desta estrutura consiste na esfoliação da grafite, que ocorre devido ao facto de apenas existirem ligações fortes entre os átomos do mesmo plano, enquanto as camadas adjacentes se mantêm unidas por ligações fracas, separando-se facilmente.
Este tipo de estrutura leva ainda a que a grafite seja um material bom condutor da corrente elétrica e do calor. Facto que se verifica pois cada átomo de carbono partilha três dos quatro eletrões da camada externa, cedendo o quarto a uma banda de condução comum, como nos metais.
Uma das suas mais importantes aplicações é o fabrico de lápis. A grafite é um dos minerais mais macios que se conhece. Conforme a quantidade de argila com que é misturada no fabrico dos lápis, estes são mais ou menos duros.
Pelo facto de ser boa condutora, a grafite é utilizada no fabrico de cadinhos refratários, de elétrodos e de outros materiais elétricos.
A grafite é ainda usada como lubrificante e quando é muito pura é utilizada como moderador nos reatores nucleares.
Como referenciar: grafite in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-26 17:03:48]. Disponível na Internet: