Granada

Província do Sul de Espanha integrada na Comunidade Autónoma da Andaluzia e com a capital na cidade de Granada. Faz fronteira com as seguintes províncias: Jaén, Albacete e Múrcia a norte, Málaga e Córdova a oeste, Almeria a este; a sul é banhada pelo mar Mediterrâneo.
Tem uma superfície de 12 647 km2. A população absoluta da província de Granada é de 876 184 habitantes o que equivale a 1,96% da população total de Espanha, tendo uma densidade de 69,3 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
A Serra Nevada, situada a poucos quilómetros de Granada, é uma das estâncias de esqui mais conhecidas, onde se encontra Mulhacèn, a montanha que, com a altitude de 3481 metros, é considerada a mais alta da Península Ibérica. O Parque Nacional da Serra Nevada é compartilhado com a província de Almeria. O clima é mediterrânico.
É em Granada que se localiza o Palácio de Alhambra, considerado por muitos uma das dez maravilhas do mundo.
Granada possui a terceira maior Universidade de Espanha e figura entre as mais importantes cidades comerciais espanholas.
Como referenciar: Granada in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 11:49:11]. Disponível na Internet: