grandeza

Uma grandeza é toda a propriedade física que pode ser medida. Existem grandezas fundamentais (grandezas de partida ou básicas) que não são derivadas a partir de grandezas já conhecidas, como por exemplo o comprimento, e grandezas derivadas que se podem derivar (com ajuda das leis da Natureza) a partir de grandezas fundamentais. Por exemplo, a velocidade pode ser definida a partir do comprimento e do tempo.
As grandezas físicas podem ainda ser classificadas em grandezas escalares ou vetoriais. Uma grandeza escalar é aquela que fica completamente definida através de um número e a respetiva unidade. Como exemplos temos a massa, o comprimento, o tempo e o volume.
Uma grandeza física vetorial é aquela que só fica completamente definida através de um vetor. Logo para a caracterizar será necessário referir o seu ponto de aplicação, a sua direção, o seu sentido e a sua intensidade.
O ponto de aplicação é o ponto onde a força atua. A direção é a da reta segundo a qual a força atua. Essa reta designa-se por linha de ação da força. O sentido é a orientação da força numa dada direção. Cada direção possui dois sentidos. Finalmente a intensidade é o valor numérico da força acompanhado da respetiva unidade.
Como referenciar: grandeza in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 23:13:50]. Disponível na Internet: