Green Day

Banda punk-rock norte-americana, formada em 1989 por Billie Joe Armstrong (guitarra, voz), Mike Dirnt (baixo) e Al Sobrante (bateria). 1,000 Hours, o primeiro disco, foi editado de forma independente, em 1991, recebeu rasgados elogios dentro do meio punk local e acabou por levar à assinatura de um contrato com a editora Lookout. A primeira alteração na formação consumou-se ainda nesse mesmo ano, quando John Kiftmeyer substituiu Sobrante. 1039/Smoothed Out Slappy Hour, o primeiro álbum oficial, chegou ao mercado alguns meses mais tarde, antes da substituição de Kiftmeyer por Tre Cool. Em 1992, apareceu Klerplunk, o segundo álbum, que sedimentou o estatuto dos Green Day como banda de culto dentro da cena punk californiana. Contudo, o triunfo maior celebrou-se dois anos mais tarde, com o lançamento de Dookie. Este álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo e levou o trio americano à conquista do Grammy para a Melhor Prestação de Música Alternativa. O sucesso parecia então ser o destino dos Green Day, que no ano seguinte lançaram mais um álbum, Insomniac. O disco não teve, contudo, o percurso vencedor do seu antecessor e, apesar de ter chegado ao segundo lugar da tabela americana de álbuns, não vendeu mais do que dois milhões de cópias. Só três anos mais tarde é que o trio voltou a estúdio com vista à gravação de Nimrod, editado em 1997. Em 2000, apareceu Warning, um disco que mostrou uma evolução particularmente significativa em termos criativos e que trouxe consigo êxitos como "Minority".
Unanimemente considerados como os pioneiros de um movimento que reanimou o movimento punk, ainda que em novos espaços de interpretação, os Green Day passaram rapidamente do estatuto de banda alternativa e de garagem para a consagração mundial e serviram ainda de inspiração a uma série de coletivos que decidiram enveredar pelo celebrado estilo híbrido de rock, entre o punk e o pop.
Como referenciar: Green Day in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 03:56:17]. Disponível na Internet: