Gregório XI

Papa francês, nascido perto de Limoges, em 1329, chamava-se Pedro Roger de Beaufort e era sobrinho do papa Clemente VI. Este tinha-o nomeado cardeal aos dezanove anos, o que no entanto se revelou merecido pela devoção, cultura e inteligência que viria a demonstrar e o elevaram ao posto máximo dentro do Colégio dos Cardeais. Reinou de 30 de dezembro de 1370 a 27 de março de 1378.
Estudou Direito em Perugia, com Pietro Baldo degli Ubaldi.
Formou um Colégio com uma maioria de cardeais franceses, sendo, além destes, dois castelhanos e três italianos. Tencionando reinar em Roma, pois acreditava que era o único sítio de onde poderia impor a ordem e cumprir os seus três objetivos - lançar um ataque contra os turcos, pacificar os príncipes cristãos e reformar os costumes - deparou-se com a forte oposição dos cardeais, a falta de fundos do tesouro papal e o poder atingido pela inimiga família Visconti no Norte de Itália.
Entretanto os Visconti foram excomungados e o papa conseguiu reunir as forças do condottiere John Akwood, do seu irmão, o visconde de Turenne e de Amadeu VI da Saboia para guerrear a família excomungada. Após duas vitórias, celebrou-se uma trégua, tencionando então o papa dirigir-se definitivamente para Roma em 1376, na altura da Páscoa. Contudo, apenas seis dos cardeais se dispuseram à mudança e a paz política do Ocidente reclamava a mediação de Gregório. Por outro lado, continuavam presentes as profecias de Santa Catarina de Siena, Santa Brígida e frei Pedro de Aragão, que prediziam catástrofes na Igreja até ao retorno do papa a Roma. Também o cardeal Jacopo Orsini frisava que Itália se encontrava mergulhada num tal caos devido à ausência da autoridade suprema.
O papa chegou a Roma a 17 de janeiro de 1377, decidindo contudo residir em Anagni, dado o clima de insegurança que ainda se vivia na cidade pontifical.
Este pontífice tomou medidas de reorganização das disposições referentes aos dominicanos, aos quais atribuiu a proteção de um cardeal, em 1373, e protegeu os Cavaleiros de São João do Hospital.
Como referenciar: Gregório XI in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 03:03:22]. Disponível na Internet: