grupo social

O grupo social designa conjuntos de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas, interesses e valores com vista à prossecução de objetivos comuns. Os grupos podem ser tão diminutos quanto uma pequena associação ou tão vastos quanto uma instituição de larga escala ou uma sociedade.
Para estarmos perante um grupo social é necessário que ele possa ser identificado como tal pelos seus membros e pelos não membros. Os grupos sociais são estratificados, pois os seus membros ocupam posições relativas entre si. Para além disso, desempenham papéis e contactam entre si. O grupo tem normas de conduta (que não têm que ser escritas) influenciadoras do modo como os papéis são desempenhados. Outra característica dos grupos sociais é a comunidade de interesses e de alguns valores entre os seus membros. Os grupos sociais estão orientados para um ou vários objetivos e têm uma permanência relativa, isto é, têm alguma duração.
Apesar de terem sido definidas estas características básicas para o grupo social, na realidade ocorrem situações em que é difusa a distinção entre grupo social e agregado social.
Nas sociedades atuais as pessoas pertencem a numerosos grupos e de tipo diferente.
Como referenciar: grupo social in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 11:26:11]. Disponível na Internet: