Grutas Pré-históricas de Alapraia
As quatro grutas que constituem este conjunto formavam, como locais de enterramento por excelência, a necrópole pertencente a um ou mais povoados das imediações.
A Gruta I, também conhecida por "Cova dos Mouros", apresenta forma cónica encimada por uma grande claraboia e um vestíbulo monumental escavado na rocha com 13,70 cm de comprimento.
Durante vários e longos anos esta gruta serviu de curral de porcos e de telheiro para lenha tendo, por isso, sofrido obras de readaptação que adulteraram deveras este monumento. Entre essas desvirtuações destacamos a entrada, onde foi construída uma porta de madeira com ombreiras e soleira de pedra bem como o teto, em que se procedeu à substituição da primitiva abóbada por lajes de pedra.
Desconhece-se o paradeiro quer dos enterramentos que aqui se teriam efetuado quer do espólio ritual que os acompanhava.
A Gruta II apresenta o mesmo tipo de câmara troncocónica rematada por uma claraboia e um vestíbulo com cerca de 5,70 m de comprimento.
Felizmente, esta gruta não se encontrava violada, tendo sido, assim, possível recolher um numeroso espólio ritual. Ressaltamos, pela sua importância e raridade, as sandálias de pedra, os cilíndros, as lúnulas e as placas de xisto. Outros objetos, nomeadamente de adorno, em osso, peças em sílex e quartzito ou cerâmica comum, outrora de uso quotidiano, foram aqui depositadas com função ritual.
A Gruta III apresenta a forma das anteriores mas infelizmente desconhecemos o comprimento do vestíbulo uma vez que se encontra coberto.
A Gruta IV, insere-se, mais uma vez, na tipologia já descrita. O seu grau de violação não impediu, contudo, que algum espólio chegasse aos nossos dias. Contam-se peças em sílex, objetos rituais como o cilindro e a "pinha" de calcário, objetos de adorno e várias formas de cerâmica comum.
No conjunto de materiais recolhido encontra-se também a cerâmica que inclui os mais belos exemplares da cerâmica denominada cerâmica campaniforme. Se serviram na vida quotidiana para conter alimentos e líquidos estes recipientes adquirem aqui uma função indiscutivelmente ritual. Para além da típica forma de campânula incluem-se, neste conjunto, outros tipos como as chamadas caçoulas acampanadas, as taças, as escudelas e os copos ou caliciformes.
Para terminar refira-se ainda (não querendo menosprezar a importância ritual de outras peças como as lúnulas, os cilíndros ou as placas) as peças ímpares da arqueologia mundial - as sandálias em calcário. Com forma correspondente a cada pé, as sandálias são providas de perfurações a toda a volta destinadas à vira por onde passaria o fio que atava ao peito do pé.
Na opinião de diversos autores, qualquer que tivesse sido a explicação para a sua utilidade ela só poderá ser de cariz religioso.
-
Planalto da PatagóniaPlanalto que se localiza na região sul da América do Sul e ocupa uma área de cerca de 800 000 km2. R
-
circo (geologia)Depressão rochosa, em forma de bacia, de paredes com grande inclinação, situada a elevada altitude m
-
Cordilheira VulcânicaSistema montanhoso do México, situado a sudoeste da península do lucatão, no Sul do México. Atinge u
-
Cordilheira do TauroCordilheira situada no Sul da Turquia. Orientada no sentido leste-oeste, separa o planalto da Anatól
-
Lagoa CompridaLagoa da serra da Estrela, de origem glaciária, que deve o seu nome à sua forma alongada. É o reserv
-
Lagoa das Sete CidadesLagoa da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, famosa pela sua beleza. É também conhecida p
-
cordilheiraSistema extenso de montanhas composto, muitas vezes, por duas ou mais cadeias paralelas. Em alguns p
-
curvas de nívelLinhas convencionais que unem todos os pontos à mesma altitude. Pode considerar-se que correspondem
-
Ilha da CulatraEsta ilha apresenta características semelhantes à de Armona e às restantes ilhas-barreira situadas n
-
Cordilheira de Tien ShanCadeia montanhosa da Ásia Central, localizada no Noroeste da China. O seu ponto mais elevado, Pobied