Guadalajara

Província da Espanha central integrada na Comunidade Autónoma de Castilla-la-Mancha com a capital na cidade de Guadalajara. Faz fronteira com as seguintes províncias: Soria a norte, Saragoça a nordeste, Teruel a este, Madrid a oeste e Cuenca a sul.
Tem uma superfície de 12 167 km2. A população absoluta da província de Guadalajara é de 213 505 habitantes o que equivale a 0,48% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 17,5 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
É uma região planáltica limitada a norte pelos contrafortes da serra de Guadarrama. Tem um clima predominantemente continental.
Alguns lugares de interesse nesta província são: Atienza, situado numa colina com um castelo do século XII; Molina de Aragão, com o seu bairro medieval situado nas margens do rio Galo; La Alcarria, com os seus campos de olivais e o Parque Natural do Alto Tejo.
A história da capital ainda pode ser lembrada através de alguns vestígios renascentistas existentes no interior da cidade moderna, como o Palácio dos Duques do Infantado, a Igreja de Santiago, com uma capela gótico-plateresca, e a Igreja de São Francisco.
Como referenciar: Guadalajara in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-13 09:49:01]. Disponível na Internet: