Guadalajara (México)

Cidade localizada no Sudoeste do México, considerada a segunda maior do país. A sua população é de cerca de 1 672 000 habitantes (2004), mas, se considerarmos toda a área metropolitana em que se inclui, o valor ascende a quase 4 milhões de pessoas.
Capital do Estado de Jalisco, fica localizada num planalto, a mais de 1500 metros de altitude, sendo rodeada por várias montanhas.
Constitui uma metrópole moderna, de modo que as atividades do setor terciário são as dominantes, destacando-se a sua centralidade a nível comercial. A nível turístico, dado o seu clima aprazível semitropical, influenciado pela proximidade do oceano Pacífico, por vezes é denominada de "pérola do Ocidente", sendo popular ao nível do turismo ligado à saúde.
A cidade está bem dotada ao nível das acessibilidades e comunicações, nomeadamente pela ligação em caminho de ferro direta aos EUA e também ao nível de abastecimento energético, maioritariamente proveniente da barragem das cataratas de Juanacatlán, no rio Santiago.
No setor industrial, os principais produtos da região são os materiais de equipamento xerográfico e fotográfico, os têxteis, as peças de couro, os plásticos, os químicos e os produtos eletrónicos.
Guadalajara foi fundada por Cristóbal de Oñate, por volta do ano de 1530, mas, devido a várias pressões militares pelos nativos da região, a fundação oficial ocorreu apenas em 1542. Durante a guerra da independência, contra Espanha, no início do século XIX, esta cidade foi reconquistada por Hidalgo y Costilla. Posteriormente, em 1858, na Guerra da Reforma, foi ocupada pelos liberais, liderados por Benito Juárez.
Possui edifícios públicos notáveis, como a catedral, concluída em 1618, cuja construção demorou mais de meio século, possuindo no seu mural a Assunção da Virgem Abençoada. O Palácio do Governo, iniciado em 1643, com murais de J. C. Orozco, é também um excelente exemplar da arquitetura colonial espanhola na cidade.
Os nativos americanos da área elaboram objetos em cerâmica e em vidro de grande qualidade, o que confere uma certa tipicidade à região.
Como referenciar: Guadalajara (México) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 13:05:36]. Disponível na Internet: