Guano Apes

Banda rock alemã, formada em 1995, por Stefan Ude (baixo), Henning Ruemenapp (guitarra) e Dennis Poschwatta (bateria), aos quais se juntou mais tarde Sandra Nasic (voz). Um concurso promovido pelo canal alemão de música VIVA foi a rampa de lançamento necessária para os Guano Apes. O single de estreia, "Open your eyes", editado em 1996, entrou de imediato para os dez primeiros lugares do top alemão e conseguiu um êxito surpreendente e considerável, permanecendo nos cem primeiros lugares da tabela durante 30 semanas. Graças à massiva divulgação do vídeo do single pelo canal VIVA, os Guano Apes assinaram um contrato com a editora Gun Records. Com esta etiqueta, editaram o primeiro longa duração, de título Proud Like A God. O single "Lords Of The Boards", escolhido para a edição dos Campeonatos Europeus de Snowboard de 1998, promoveu o nome da banda, conferindo-lhe notoriedade nacional e internacional. O álbum foi disco de platina na Alemanha e de ouro em diversos países europeus. A edição do disco no mercado americano aconteceu em 1999. Além daquele single, destaque também para o tema "Rain" e o já referido "Open Your Eyes", integrado no alinhamento do disco.
O segundo álbum, Don't Give Me Names, lançado em 2000, prolongou o êxito do agrupamento germânico. O single "Big in Japan", uma versão de um tema original dos Alphaville, foi o primeiro extraído do registo, relançando uma vez mais a popularidade da banda, graças à grande divulgação do tema nos canais especializados de música, nomeadamente a MTV. Seguiram-se os sucessos "No Speech" e "Living In A Lie". Os Guano Apes sedimentaram uma fiel e sempre crescente legião de fãs, em muito devido às suas poderosas atuações ao vivo. A química que a banda produz em conjunto com o público é bem notória no registo Live, editado em 2003, acompanhado, em edição especial, de um DVD que regista momentos únicos de algumas atuações do grupo.
Ainda nesse ano, e antes da edição do disco ao vivo, a banda editou novo álbum de originais. Walking On A Thin Line, com o primeiro avanço "Pretty in Scarlett" a colher críticas bastante positivas, e a prometer dar continuidade à carreira da banda.
O ano de 2004 marcou uma fase de retiro da banda, com Sandra Nasic e Dennis Poschwatta a empenharem-se em lançar projetos a solo.
Como referenciar: Guano Apes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 22:47:45]. Disponível na Internet: