Guarulhos

Cidade da região administrativa de São Paulo, situada nas margens do rio Tietê, na costa leste do Centro do Brasil. A população estimada da cidade é cerca de 1 147 100 habitantes (2004).
Guarulhos está protegida a norte pela serra da Mantiqueira e a este pela serra do Mar, que se estende no sentido nordeste/sudoeste na costa com o oceano Atlântico.
No ano de 1560 terá sido iniciada a colonização portuguesa deste território, com a implementação oficial do pelourinho. Na época estas terras seriam ocupadas pelos índios, designados de "guarulhos", daí a designação dada à povoação. Guarulhos desmembrou-se da capital e formou-se como município a 24 de março de 1880.
A principal fonte de recursos e de desenvolvimento da cidade é, desde os anos 50, a indústria, existindo um parque industrial, que é um importante promotor de emprego em Guarulhos. Do total das indústrias existentes, cerca de duas mil, grande parte estão ligadas ao ramo da alta tecnologia, em vários segmentos, destacando-se a Yamaha, a Visteon e a Renner Dupont. O setor comercial tem sido bastante desenvolvido, sendo substituído o comércio tradicional de rua pelas grandes superfícies como o Internacional Shopping de Guarulhos, que é o quarto maior do país.
Os principais edifícios da cidade estão, na sua maior parte, situados na Praça Getúlio Vargas, nomeadamente o edifício da Câmara Municipal de Guarulhos, o campo do Paulista Futebol Clube e o Monumento do Marco Geográfico da Cidade.
A nível cultural, na cidade, situa-se uma universidade, com várias faculdades, o Teatro Nelson Rodrigues, localizado no Lago dos Patos, e um Museu Municipal Ferroviário de Guarulhos. Este contém a primeira locomotiva que chegou a Guarulhos, em festa solene, no dia 24 de fevereiro de 1915.
Guarulhos possui extensas áreas de proteção ambiental. No Bosque Maia, existem áreas de mata atlântica, que são consideradas de reserva florestal, o bosque é de características nativas, abrangendo cerca de 100 000 m2. Destaca-se ainda o horto florestal que, embora possua algumas espécies de estufa, é constituído na sua maior parte por espécies nativas, como as árvores de jacarandá, cambuí, ipê, jurubeba, angico e tamanqueira.
Como referenciar: Guarulhos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 23:53:01]. Disponível na Internet: