Guatemala (cidade)


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da República da Guatemala, localiza-se num planalto do Sul do país que atinge os 1500 metros de altitude, a cerca de 80 km do oceano Pacífico. Possui uma população de cerca de 2 050 000 habitantes (2005).

História e Monumentos A cidade foi fundada pelos espanhóis em 1620, perto das ruínas da velha cidade maia de Kaminaljuyu. Mais tarde, em 1776, tornou-se capital deta colónia espanhola após a destruição por um terramoto da antiga capital, Antígua. Em 1821, quando o país se tornou independente, ficou com o mesmo nome da sua capital em honra desta que também se tornou capital das Províncias Unidas da América Central (quando esta região declarou independência de Espanha). Foi praticamente destruída em 1917-1918 por terramotos que se prolongaram, com interrupções, por seis semanas, sendo de novo seriamente danificada por um sismo em 1976. No centro da cidade situa-se o centro histórico, onde estão localizados os seus principais monumentos: o Palácio Nacional, a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e a Casa Presidencial.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade de Guatemala é um moderno centro de comércio com boas lojas e um colorido mercado. Grande parte das suas construções modernas foi edificada por cima das ruínas causadas pelos sismos. O Museu Arqueológico Nacional possui uma impressionante coleção de achados maias. A Universidade de San Carlos, fundada em 1676, é uma das mais antigas da América. O seu sistema de transportes não é o mais eficiente e a poluição é acentuada. O seu nome oficial é La Nueva Guatemala de la Asunción, mas localmente é conhecida apenas por Guatemala. É a maior cidade da América Central.


Economia
É o centro cultural e económico do país, tendo como principais indústrias os têxteis, os produtos alimentares e os artefactos de prata. Possui o principal porto de entrada do país e o maior aeroporto. Funciona como uma ponte entre os países do Sul e do Norte da América e ainda das Caraíbas. É ainda uma das cidades mais requisitadas para convenções e colóquios internacionais, mas também é uma das cidades com um custo de vida mais alto da América Latina.
Como referenciar: Guatemala (cidade) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-25 16:11:25]. Disponível na Internet: