Guipúzcoa

Província do Norte de Espanha integrada na Comunidade Autónoma do País Basco e com a capital na cidade de São Sebastião (San Sebastián). Faz fronteira com as seguintes províncias: Navarra a este, Biscaia a oeste, Álava a sul; o mar Cantábrico limita-a a norte, e o Departamento Francês dos Pirenéus Atlânticos a nordeste.
Tem uma superfície de 1909 km2. A população absoluta da província de Guipúzcoa é de 691 895 habitantes o que equivale a 1,55% da população total de Espanha, tendo uma densidade de 360,4 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
O idioma oficial é o euskera e o castelhano. A localização desta província entre a Cordilheira Cantábrica e os Pirenéus e a Meseta Castelhana e o mar favorece a existência de um clima oceânico com fracas amplitudes térmicas e ventos frequentes, especialmente de nor-noroeste e de sul.
Os rios - como o Bidasoa, Oria e Urola - são pequenos mas de grande caudal com um regime regular devido ao elevado índice pluviométrico que se distribui regularmente ao longo do ano.
A área turística por excelência é a Costa Vasca com atraentes praias onde se destacam os municípios de San Sebastián, Zarauz e Fuenterrabía; possui ainda um grande número de edifícios de interesse histórico e cultural.
Como referenciar: Guipúzcoa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 20:43:48]. Disponível na Internet: