Guy Rocher

Guy Rocher nasceu em 1924 em Berthierville, Canadá. Para além de uma notável carreira académica, desenvolve trabalhos de investigação relevantes.
Doutorado pela Universidade de Harvard, iniciou a sua carreira de professor na Universidade de Laval e tornou-se em 1960 o responsável de Sociologia na Universidade de Montreal. O seu trabalho no âmbito da sociologia da educação contribuiu para dar ao Quebeque um sistema de ensino moderno e aberto ao mundo. O seu interesse pela sociologia do direito resultou na criação de um autêntico diálogo entre essas duas disciplinas tão diferentes. No âmbito da sociologia da medicina destacam-se os seus estudos sobre a ética médica, nomeadamente sobre as atitudes dos médicos e dos enfermeiros face à morte e à eutanásia. As suas investigações sobre perceções sociais e medicina genética, nomeadamente epidemiologia genética, são igualmente de relevo. As relações entre a Igreja e o Estado e a mobilidade intergeracional são outros dos temas a que se dedica. A sua Introdução à Sociologia Geral (1969), tem guiado várias gerações de estudantes de sociologia em diversos países do mundo. A sua obra foi já distinguida por diversas vezes com importantes prémios, dos quais se destacam o prémio Léon-Guérin (1995) e o prémio Molson (1997).
Das suas obras destacam-se: Introduction à la Sociologie Générale (1969); Talcott Parsons et la Sociologie Américaine (1972); Le Québec en Mutation (1973); Continuité et Rupture: les Sciences Sociales au Québec, em colab. (1984); Entre les Rêves et l'Histoire, entretiens avec Georges Kahl (1989); Le Québec en Jeu. Comprendre les Défis, obra coletiva sob a direção de Gérard Daigle (1992); Entre Droit et Technique: Enjeux Normatifs et Sociaux, obra coletiva sob a direção de René Côté et Guy Rocher (1994); Études de Sociologie du Droit et de l'Éthique (1996).
Como referenciar: Porto Editora – Guy Rocher na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-24 05:11:15]. Disponível em