H. P. Lovecraft

Escritor norte-americano, Howard Phillips Lovecraft nasceu a 20 de agosto de 1890, em Providence, no estado de Rhode Island. O pai, caixeiro-viajante, enlouqueceu e morreu quando Lovecraft contava cinco anos, a mãe, por seu lado, fê-lo usar cabelo comprido até aos seis anos de idade, tratando-o como uma menina. Estudando em escolas conservadoras, a sua saúde precária fez com que se refugiasse na leitura, e a descoberta das obras de Edgar Allan Pöe determinou o seu desejo de vir a tornar-se também escritor.
Não chegou a concluir os seus estudos secundários, já que, dois anos e meio depois do seu início, foi vítima de um esgotamento nervoso. Permaneceu em casa, em companhia da mãe, escrevendo artigos para jornais e contos macabros para revistas literárias. Com a morte desta, em 1921, mudou-se para junto de umas tias e, a partir de 1923, começaram a aparecer na famosa revista Weird Tales alguns dos seus melhores contos, caracterizados por um narrador cientista ou sábio que testemunha os horrores do enredo. São disso exemplos The Outsider, From Beyond e Cool Air.
Em 1924 casou com uma mulher judia, mas o seu antissemitismo, sentimento muito comum na época, tornou impossível a relação, que só durou dois anos. Depois de uma temporada em Nova Iorque, cidade que detestou pelo ruído e insalubridade, regressou a Providence, onde de novo as tias o acolheram, desta feita definitivamente. Procurou então evocar a tradição da Nova Inglaterra, confortando-se nos seus valores conservadores e no culto da tranquilidade, produzindo contos como The Colour Out Of Space e The Dreams In The Witch House. Grande parte dos contos de Lovecraft utiliza uma apresentação pseudo-mítica, a que se chama vulgarmente "Cthulhu Mythos", e cujo exemplo mais característico é possivelmente The Call Of Cthulhu (1928), em que cria uma cosmologia titânica.
H. P. Lovercraft faleceu, vítima de cancro, a 15 de março de 1937.
Foram publicadas inúmeras compilações das suas obras, de que se podem destacar Best Supernatural Stories Of H. P. Lovecraft (1945) e The Lovecraft Collector's Library, publicada em cinco volumes entre 1952 e 1955.
Como referenciar: H. P. Lovecraft in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 13:28:50]. Disponível na Internet: