Hamburgo

Cidade da Alemanha. Situada no Norte do país, no estuário do rio Elba, possui uma população de 1 731 200 habitantes (2004).
Hamburgo foi fundada em 810 pelo imperador Carlos Magno (742-814) e foi um dos principais membros da Liga Hanseática, a associação mercantil medieval de cidades do Norte da Europa. Também foi durante vários séculos uma cidade independente e ainda hoje conserva uma certa autonomia como Estado federal. A Igreja de S. Miguel e os museus de História de Hamburgo, Kunsthalle, Altonaer e da Sabedoria Popular são importantes referências culturais da cidade. No Bairro de St. Pauli, a oeste do centro da cidade, localiza-se a Reeperbahn, conhecida pela intensa vida noturna.
Possui o mais importante porto alemão e um dos principais de toda a Europa
No setor industrial, merecem destaque as indústrias metalúrgicas, químicas, alimentares, de eletrónica e de aeronáutica, os estaleiros navais e a refinaria de petróleo.
Como referenciar: Hamburgo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 23:31:19]. Disponível na Internet: