Hans Blix

Funcionário das Nações Unidas nascido em 1928, em Uppsala, na Suécia. Blix estudou sucessivamente nas universidades de Uppsala, de Columbia (Estados Unidos da América) e de Cambridge (Inglaterra), onde se formou.
Aos 31 anos, tornou-se docente de Direito na Universidade de Uppsala e, um ano depois, professor de Leis Internacionais.
Em 1961, foi escolhido para membro da delegação sueca para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, cargo que viria a desempenhar durante vinte anos. A partir de 1962, foi também escolhido para integrar a delegação sueca na Conferência para o Desarmamento em Genebra, na Suíça. Desempenhou este cargo até 1978. A partir de 1963 e até 1976, foi chefe de gabinete do ministro sueco dos Negócios Estrangeiros e em simultâneo conselheiro legal de leis internacionais. Em 1976, foi promovido a subsecretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, encarregue da área de desenvolvimento da cooperação internacional.
Em 1978, Hans Blix foi novamente promovido, passando a ser ele próprio o ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia.
Em 1981, foi destacado para diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atómica, posição que ocupou até 1997, altura em que se reformou.
Em março de 2000, foi empossado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, como chefe da missão de inspetores das Nações Unidas para o desarmamento no Iraque. Os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha manifestaram-se contra esta nomeação.
Em finais de 2002, chefiou a missão de inspetores da Nações Unidas no Iraque destinada a verificar se este país cumpria as resoluções da ONU a nível de limitações ao armamento. A sua equipa não encontrou vestígios de armas de destruição maciça mas os Estados Unidos não ficaram convencidos e, com alguns aliados, resolveram atacar o Iraque em março de 2003. Em julho do mesmo ano, Blix deixou o cargo que ocupava na ONU.
Hans Blix é autor de diversos livros sobre leis e constituição internacional e, em 2004, editou o livro Disarming Iraq (Desarmar o Iraque).
Como referenciar: Hans Blix in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 19:19:55]. Disponível na Internet: