Harold Ramis

Ator, realizador e argumentista norte-americano, Harold Ramis nasceu a 21 de novembro de 1944 em Chicago. Licenciado em Literatura Inglesa pela Universidade Washington de St. Louis, no Missouri, começou por trabalhar como editor da página "Party Jokes" da revista Playboy.
Aos 25 anos iniciou a sua carreira de ator ao associar-se ao grupo "Second City", de Chicago. Mais tarde, em 1976, escreveu episódios e atuou na série televisiva homónima, interpretando numerosos papéis em diversos sketches.
Como argumentista, colaborou ainda em diversos filmes, nomeadamente Animal House (1978), e como ator foi memorável no papel de Dr. Egon Spengler na comédia de ação de sucesso Ghostbusters (Os Caça-Fantasmas, 1984) e respetiva sequela, Ghostbusters II (Os Caça-Fantasmas II, 1989), cujos argumentos foram também da sua responsabilidade. Estreou-se atrás da câmara em 1980 com a comédia delirante Caddyshack (O Clube dos Malandrecos), cujo argumentos foram também da sua responsabilidade.
Estreou-se atrás da câmara em 1980 com a comédia delirante Caddyshack (O Clube dos Malandrecos), cujo argumento era também da sua autoria. Em 1983, voltou à realização com a comédia National Lampoon's Vacation (Que Paródia de Férias), protagonizada por Chevy Chase. Em 1986, realizou Club Paradise (Clube Paraíso), e só voltou à realização em 1993 com a original comédia fantástica Groundhog Day (O Feitiço do Tempo), protagonizada por Bill Murray, onde Ramis também participou no papel de neurologista.
Em 1994, entrou no filme Love Affair (O Amor da Minha Vida), num pequeno papel, e em 1997 participou na comédia As Good as it Gets (Melhor é Impossível).
Na realização, outro filme de destaque foi Multiplicity (Os Meus Duplos, a Minha Mulher e Eu, 1996), com Michael Keaton que se duplica para ter tempo para fazer tudo o que precisa. Em 1999, voltou com a realização de Analyse This (Uma Questão de Nervos), uma paródia bem-sucedida ao mundo dos gangsters, com Robert De Niro e Billy Crystal nos principais papéis. O sucesso do filme foi tanto que garantiu a sua sequela em 2002 intitulada Analyse That (Outra Questão de Nervos), com o mesmo elenco. Pelo meio realizou ainda Bedazzled (Sedutora Endiabrada, 2000), o remake da comédia clássica homónima com Elizabeth Hurley no papel de diabo.
Como referenciar: Harold Ramis in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-17 19:05:03]. Disponível na Internet: