Harvey Milk

Político norte-americano nascido a 22 de maio de 1930, em Woodmere, Long Island, Nova Iorque.
Alistou-se na Marinha norte-americana em 1951, tendo servido na Guerra da Coreia. Mais tarde, trabalhou como analista de investimentos em Wall Street.
Em 1964, apoiou a campanha de Barry Goldwater na corrida à presidência dos Estados Unidos da América. Em finais da década de 60, envolveu-se na produção do espetáculo musical Hair, de Tom O'Horgan, na Broadway, através da influência do namorado Jack McKinley, que era o diretor de palco. Esta associação à contra-cultura acabou por apagar a sua imagem de alguém ligado à ala conservadora. Em 1969, Hair estreou em São Francisco e Jack McKinley manteve-se como diretor de palco. Harvey Milk acompanhou-o e mudou-se para São Francisco, onde trabalhou como analista financeiro. Manteve-se ligado à cena política local, que contudo, o desiludiu, pelo que decidiu candidatar-se a Mayor (presidente da Câmara) de São Francisco. Acabou por ter uma carreira bem sucedida a nível político, ajudada pelo seu carisma e espírito liberal.
No entanto, como a sua relação com McKinley terminou, decidiu regressar a Nova Iorque para trabalhar na Broadway, onde se envolveu sentimentalmente com Joseph Scott Smith. Em 1972, acompanhado por Joseph, regressou a São Francisco e juntos abriram a "Castro Camera", uma loja de fotografia, na rua Castro, onde estava instalada a comunidade homossexual.
Harvey Milk voltou a destacar-se na cena política, nomeadamente por discordar da maneira de atuar dos políticos homossexuais já instalados nas esferas do poder. Resolveu então concorrer à Câmara local para aí representar, à sua maneira, a comunidade homossexual. Utilizou a sua loja como escritório e sede de campanha, apesar de ali só haver uma mesa e uma cadeira. Harvey Milk nem sempre foi bem sucedido nas suas corridas eleitorais, mas nunca perdeu a oportunidade de tornar conhecido o seu nome, isto enquanto se dedicava a questões essenciais para a comunidade homossexual. De qualquer maneira, era chamado de "mayor" da Rua Castro, onde tinha a loja, por tentar contribuir sempre para o bem-estar dos habitantes locais.
Entretanto, formou algumas alianças com sindicatos e outras minorias e liderou o combate contra ataques anti-homossexuais liderados por um senador local.
Em 1977, após várias tentativas, conseguiu finalmente ser eleito para o Conselho de Supervisores de São Francisco, tendo sido o primeiro homossexual a conseguir oficialmente um lugar deste tipo numa grande cidade em todo o mundo.
A 27 de novembro de 1978, Harvey Milk foi assassinado na Câmara de São Francisco por Daniel White, um conservador anti-homossexual que havia pertencido também ao Conselho de Supervisores, para onde queria voltar. Como não foi aceite, assassinou Milk e o presidente da Câmara.
Como referenciar: Harvey Milk in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 04:46:22]. Disponível na Internet: