HD DVD

Desenvolvido em conjunto pelas empresas Toshiba e NEC, o HD DVD ou High-Definition Digital Versatile Disk (DVD de alta definição) é um formato de gravação digital de dados num disco ótico semelhante ao DVD, mas com uma capacidade três vezes superior.
Projetado para ser o sucessor do DVD comum, o HD DVD recorre a um laser azul com um comprimento de onda várias vezes inferior ao do laser vermelho utilizado para os DVD comuns, que consegue a leitura e registo de uma maior densidade de dados no disco - isto permite-lhe arquivar até 15 GB de dados no disco de uma só camada, ou até 30 GB no caso do disco de dupla camada.
Assim, o HD DVD consegue alcançar uma resolução de imagem seis vezes superior à do DVD, bem como até 7.1 canais de áudio de alta resolução e diverso conteúdo interativo. Embora possa armazenar qualquer tipo de informação num formato digital, sejam jogos, música, vídeos, fotografias ou mesmo ficheiros de dados do PC, o HD DVD foi desenvolvido a pensar, em especial, nos filmes de alta definição, que pelas suas características requerem necessariamente bastante mais espaço no média de armazenamento.
Tendo evoluído a partir do DVD, o HD DVD partilha a mesma estrutura básica nos discos, e garante a retrocompatibilidade dos seus leitores: desta forma, um leitor de HD DVD também pode, garantidamente, ser utilizado para reproduzir um DVD comum ou até mesmo um CD de áudio.
Por outro lado, são também produzidos discos híbridos, que possuem ambos os formatos no mesmo suporte, recorrendo a uma de duas combinações: ou se utiliza um disco passível de ser reproduzido de ambos os lados, sendo que um lado contém os dados no formato DVD e o outro no formato HD DVD, ou a um disco com até três camadas, sendo uma destas utilizada por um formato e a(s) restante(s) pelo outro.
Esta tecnologia é apoiada por empresas como a Toshiba, NEC, Sanyo, Microsoft, Kenwood, e Intel, que têm vindo a batalhar por a tornar a próxima norma em termos de armazenamento de alta definição, em especial face ao principal concorrente, o Blu-Ray.
Como parte desse esforço, têm sido desenvolvidos vários modelos de leitores de HD DVD, desde os leitores de sala, retrocompatíveis e obrigatoriamente equipados com ligação de rede que lhes permita a atualização de firmware e importação de conteúdos online, até aos leitores para computador, já integrados em vários modelos de portáteis de fabricantes como a HP, Toshiba ou Acer.
Por seu turno, a Microsoft desenvolveu um leitor externo para ser conectado à consola de jogos Xbox 360, também compatível com computadores PC e Mac através da ligação por uma porta USB, e promoveu a integração deste formato no seu mais recente sistema operativo, o Windows Vista.
Como referenciar: HD DVD in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 02:22:13]. Disponível na Internet: