Heidi Klum

Manequim alemã, nascida a 1 de junho de 1973, em Bergisch Gladbach, junto a Colónia, na Alemanha, integrou o grupo das "supermodels of the world".
Aos dezoito anos, quando se revelava uma boa aluna de matemática e artes, Heidi Klum, encorajada por uma amiga, participou num concurso de manequins e começou a sua carreira na moda.
Em 1992 ganhou um concurso de modelos organizado pela revista Petra e por uma agência norte-americana, ao qual concorreram cerca de 250 mil raparigas de todo o mundo. Como parte do prémio, Heidi Klum apareceu então no catálogo da Petrol, mas recusou um contrato de três anos com a agência Metropolitan porque preferiu acabar primeiro os estudos universitários. No entanto, no ano seguinte, desistiu do curso de estilismo para fazer carreira como manequim. Depois de ter desfilado em Paris e Milão, em 1993 mudou-se para os Estados Unidos da América, instalando-se em Nova Iorque. Depois de ter trabalhado com diversas marcas e estilistas de renome, em 1997 passou a ser considerada uma das "supermodels of the world", juntamente com Tyra Banks, Helena Christensen e Stephanie Seymour. Ainda nesse ano, iniciou a sua ligação com a Victoria's Secret.
Em 1998, apareceu na capa da edição de fatos de banho da revista norte-americana Sports Illustrated, depois de já ter aparecido na Vogue, Elle e Marie Claire.
Dois anos depois, Heidi Klum lançou ela própria um calendário seu com fotos em fato de banho. Lançou também uma linha própria de roupa, incluindo vestuário para crianças e fatos de banho, assim como sapatos e joias. A manequim criou ainda dois perfumes.
Paralelamente à carreira de manequim, teve diversas pequenas participações em séries televisivas, como CSI Miami e Sexo na Cidade, ou em filmes, como O Diabo Veste Prada.
Em 2004, Heidi Klum tornou-se produtora, apresentadora e jurada do concurso televisivo norte-americano Project Runway, destinado a pessoas com desejo de se tornarem estilistas. Este concurso foi nomeado para os Emmys, o mais importante galardão televisivo dos Estados Unidos da América, em 2005 e 2006.
Em novembro de 2006, Heidi Klum estreou-se na música ao lançar o single Wonderland.
Como referenciar: Heidi Klum in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 11:12:48]. Disponível na Internet: