Hélder Postiga

Futebolista português, Hélder Manuel Marques Postiga nasceu nas Caxinas, em Vila do Conde, a 2 de agosto de 1982. Ainda pequeno, acompanhava o seu pai, pescador, nas lides do mar e sonhava poder seguir as suas pisadas. Por volta dos dez anos trocou definitivamente este sonho pelo do futebol e ingressou no Varzim Sport Clube. Posteriormente transferiu-se para o Futebol Clube do Porto onde, no seu último ano como júnior e ainda orientado por João Pinto, se sagrou pela primeira vez campeão nacional, na época de 2000/2001. Depois de ter estado presente por várias vezes na equipa B, Hélder Postiga foi chamado pelo então treinador Fernando Santos à equipa principal. Ainda nessa época António Violante, a propósito da ausência inesperada de um outro jogador, convocou Hélder Postiga para integrar a seleção nacional de sub-20 e, desta forma, estar presente no Torneio Internacional de Toulon. Embora tenha iniciado a época de 2001/2002 ao serviço da equipa B do Futebol Clube do Porto, foi rapidamente promovido à equipa principal, tendo como treinador, nessa altura, Octávio Machado. Os seus dotes de futebolista começaram a revelar-se e tornou-se um elemento decisivo nas vitórias do seu clube e uma figura cada vez mais querida do público, que reclamava a sua presença nos grandes jogos. No final da época de 2002/2003, o Futebol Clube do Porto anunciou ter cedido ao Tottenham Hotspur Football Club, de Inglaterra, os direitos de inscrição desportiva do avançado. Foi ao serviço deste clube que, no Euro 2004, Hélder Postiga foi convocado por Luiz Felipe Scolari para a seleção nacional de futebol, e sagrou-se vice-campeão da Europa.
Hélder Postiga acabou por regressar ao FC Porto em 2004/2005, mas a meio da temporada seguinte foi dispensado e emprestado ao Saint-Etiènne, de França. Scolari continuou a apostar neste avançado e convocou-o para o Mundial 2006, na Alemanha.
Como referenciar: Hélder Postiga in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 13:50:36]. Disponível na Internet: