Helena Isabel

Atriz portuguesa, Helena Isabel nasceu a 6 de fevereiro de 1952. Iniciou a sua carreira aos 17 anos na Companhia de Teatro Alegre, no Teatro Variedades, em Lisboa. Em 1971, passou para a Companhia Laura Alves, no Teatro ABC, onde se dedicou à revista à portuguesa, para três anos mais tarde se tornar numa das cofundadoras do Grupo de Teatro Ádoque. Entre 1975 e 1981, participou em grupos de teatro independente, como os Bonecreiros e o Grupo 4.
Entretanto, em 1982, Helena Isabel fez a sua estreia na televisão ao integrar o elenco da primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia", na Radiotelevisão Portuguesa (RTP).
Nesse mesmo ano, foi a vez de experimentar o cinema num filme de António Macedo, "Os Abismos da Meia-Noite", onde contracenou com Rui Mendes. Este papel valeu a Helena Isabel o prémio de interpretação do Instituto Português de Cinema. A atriz dedicou-se então essencialmente a trabalhos televisivos, começando por aparecer nas séries humorísticas de Herman José: "O Tal Canal", em 1983, e "Hermanias", em 1984, ambas na RTP.
Entre 1990 e 1995, a atriz apostou forte na formação e frequentou, consecutivamente, a Oficina de Teatro com o Grupo de Teatro Passagem de Nível, o Curso de Formação de Atores no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral e o Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Em 1995, Helena Isabel regressou ao cinema para participar no filme indiano Shejar, de Raju Parsekar, e, dois anos depois, voltou à televisão para aparecer no espetáculo "Comédias d'Ouro", de Filipe La Féria, que passou na RTP.
O ano de 1999 ficou marcado pela estreia no canal privado TVI, onde integrou o elenco da série "Todo o Tempo do Mundo". No ano seguinte, voltou à RTP, onde apareceu na telenovela "Ajuste de Contas", e entrou no filme francês Combat d'Amour en Songe, de Raul Ruiz.
No ano de 2001, a atriz dedicou-se às séries televisivas, tendo aparecido em "Um Estranho em casa", da RTP, "Cuidado com as Aparências" e "Bairro da Fonte", da SIC.
Em 2002, o seu talento pôde ser apreciado na TVI, onde apareceu na telenovela "Sonhos Traídos" e, em 2004, em "Morangos com Açúcar". Ao mesmo tempo regressou ao teatro, onde fez a peça "Mulheres em Frente ao Espelho".
Como referenciar: Helena Isabel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 21:34:10]. Disponível na Internet: