Heliodoro dos Santos Baptista

Jornalista e poeta moçambicano, Heliodoro dos Santos Batista nasceu em 1944, em Gonhane, na província da Zambézia.
Tendo vivido a sua infância em Portugal, regressou a Moçambique, onde iniciou a sua atividade literária e jornalística no jornal Notícias da Beira, sendo o dinamizador e coordenador da página "Artes e Letras Jovem". Para além disso, foi coordenador da página literária "Diálogo" do Diário de Notícias e colaborou noutras publicações, como A Tribuna dos Jovens, Voz da Zambézia, Diário de Moçambique, Domingo e nas revistas Tempo, África e Notícias. A sua poesia encontra-se dispersa por diversos jornais e revistas, destacando-se a sua primeira obra poética, Por Cima de Toda a Folha, que recebeu o primeiro prémio de poesia patrocinado pela Associação dos Escritores Moçambicanos, e A Filha de Thandi (1991). Obteve também o Prémio Gazeta de Poesia (1988).
Membro da Associação de Escritores Moçambicanos, foi um grande impulsionador de saraus culturais (iniciados pela Associação nos anos 80), na cidade da Beira.
Como referenciar: Heliodoro dos Santos Baptista in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-19 08:50:58]. Disponível na Internet: