Henrique Calado

Desportista português, o Brigadeiro Henrique Calado nasceu a 12 de junho de 1920, em Alcochete, numa altura em que o seu pai, o oficial de cavalaria António de Passos Coelho, era diretor da coudelaria Santos Jorge. Esta tradição equestre, que vinha também de sua mãe, que costumava entrar em provas hípicas, marcou-o desde cedo e ditou a sua opção desportiva.
Iniciou a sua participação em provas desportivas como júnior aos 13 anos, concorrendo três anos depois como sénior. A primeira internacionalização ocorreu no Concurso de Madrid em 1943 e no ano seguinte ganhou o respetivo Grande Prémio. Em 1958, sagrava-se campeão nacional de hipismo.
Integrado na equipa nacional, Henrique Calado disputou 22 Taças de Ouro da Península, com vitórias em 16 edições, e 13 Taças das Nações, sendo por dez vezes o melhor cavaleiro em prova: três em Lisboa, três em Madrid, duas em Nice, uma em Roma e outra em Aachen. Participou também, na modalidade de concurso de saltos, nos Jogos Olímpicos de Londres, Helsínquia, Estocolmo (7o lugar), Roma (10o lugar) e Tóquio.
Em concursos internacionais de obstáculos obteve um total de 134 vitórias em competições realizadas em Madrid, Barcelona, Burgos, Bilbau, Corunha, Nice, Dublin, Aachen, Roma, Lisboa, Cascais e Penina. Do seu palmarés salientam-se também os triunfos em 62 Grandes Prémios, em três Taças do Generalismo, nas Potências de Madrid (duas vezes) e de Nice, nos Prémios Campidogllo, em Roma, no prémio do Principado do Mónaco, no Grande Prémio de França e, por três vezes, no Prémio Bucephale, do Concurso de Nice, e ainda em dois Prémios do Concurso de Dublin.
Entre os galardões que foram atribuídos a Henrique Calado contam-se as medalhas de mérito desportivo, quer de Portugal quer de Espanha, a medalha de bronze da Ordem Olímpica do Comité internacional, a medalha Nobre Guedes do Comité Olímpico Português e o emblema de ouro da Federação Equestre Internacional.
Morreu a 12 de novembro de 2001.
Como referenciar: Porto Editora – Henrique Calado na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-19 17:26:06]. Disponível em