Henrique de Freitas

Político português, nascido em 1961, é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa, tendo ainda frequentado o curso de Direito na Universidade Católica. Como membro do Partido Social Democrata (PSD), aos 27 anos foi eleito para a presidência da Junta da Freguesia das Mercês. Simultaneamente, foi deputado municipal na Câmara de Lisboa, onde entre janeiro e abril de 2002 desempenhou as funções de vereador.
Em 1999 foi eleito deputado à Assembleia da República por Lisboa e manteve-se no cargo até 2002. No Parlamento, coordenou a Comissão de Defesa Nacional e integrou a Comissão de Negócios Estrangeiros, Comunidades Portuguesas e Cooperação. Durante este mesmo período foi membro da Assembleia Parlamentar da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Enquanto o PSD esteve na oposição, Henrique de Freitas fez parte do Gabinete-Sombra do partido para a área da Cooperação e Lusofonia. No entanto, acabou por ser convidado a integrar o Ministério da Defesa, como Secretário de Estado da Defesa e dos Antigos Combatentes, em abril de 2002, quando Durão Barroso assumiu o poder como primeiro-ministro.
Como referenciar: Henrique de Freitas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 15:24:27]. Disponível na Internet: