herança poligénica

Muitas características dos seres vivos são influenciadas por múltiplos genes. Em tais casos os caracteres, em vez de serem nitidamente marcados, manifestam variações contínuas entre dois extremos. Este fenómeno é algumas vezes designado por fusão de caracteres ou herança quantitativa.
Por herança, os seres vivos podem ter caracteres mais ou menos intermédios entre os dos pais. Este facto pode ser ilustrado pelo grau de pigmentação entre cruzamento de humanos de cor negra e cor branca. Os genes cumulativos em tais cruzamentos têm uma expressão quantitativa. Possivelmente três ou quatro genes determinam a pigmentação da pele. Cada alelo dominante contribui para um tipo de pigmento. Um indivíduo com pigmento muito claro e com alelos puros não contribui para a cor. A descendência de pais em que um é de pele muito escura e outro de pele muito clara pode originar uma cor de pele intermédia. Pais heterozigóticos para a cor de pele podem originar descendência com pele mais escura ou mais clara que a deles próprios.
Como referenciar: herança poligénica in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-31 22:49:18]. Disponível na Internet: