Herta Müller

Escritora romeno-alemã, Herta Müller nasceu a 17 de agosto de 1953, em Nitzkydorf, Banat, na Roménia. Entre 1973 e 1976, Müller estudou Literatura Alemã e Romena na Universidade de Timisoara, na Roménia, onde integrou o Aktionsgrupp Banat, um grupo de jovens que defendiam a liberdade de expressão e se opunham ao regime ditatorial de Ceaucescu.

Concluídos os seus estudos universitários em 1977, Müller foi trabalhar para uma fábrica de máquinas como tradutora. No entanto, dois anos depois foi despedida por recusar a colaboração com a polícia secreta enquanto delatora.

Em 1982, publicou a sua primeira obra, um livro de contos intitulado Niederungen que foi alvo de censura na Roménia. A versão não censurada acabaria por ser publicada dois anos depois na Alemanha. Ainda em 1984, seria editado na Roménia o seu segundo livro Drückender Tango.
As obras de Müller foram bastante criticadas no seu país natal, uma vez que denunciavam a corrupção e a repressão que marcaram a ditadura romena. Por tudo isto, a escritora foi proibida de publicar no seu país. Em consequência, abandonou a Roménia em 1987 com o seu marido, o poeta Richard Wagner, e ambos emigraram para Berlim, na Alemanha, tendo a crítica alemã sido sempre favorável à obra da escritora.

A obra de Müller divide-se em contos, romance, poesia e ensaios e dela podemos destacar, para além dos já referidos, os seguintes títulos: Der Mensch ist ein großer Fasan auf der Welt (O Homem é um Grande Faisão sobre a Terra, 1993), Reisende auf einem Bein, Der Fuchs war damals schon der Jäger, Herztier (A Terra das Ameixas Verdes, 1999), Der fremde Blick oder das Leben ist ein Furz in der Laterne, Der König verneigt sich und töte, Atemschaukel.

Müller foi homenageda com diversos prémios, tais como o Prémio Aspekte, em 1984,  o Prémio Europeu de Literatura Aristeion, em 1995, o Prémio IMPAC, em 1998, o Prémio Franz Kafka, em 1999, o Prémio Joseph Breitbach de literatura alemã, em 2003, e o Prémio Würth de literatura europeia, em 2006.

Em 2009, recebeu o mais alto galardão atribuído a um escritor, o Prémio Nobel da Literatura, para distinguir a obra de uma autora que, de acordo com o Comité Nobel, conseguiu, “com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desfavorecidos”

Como referenciar: Herta Müller in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 23:45:20]. Disponível na Internet: