Artigos de apoio

hexaclorofeno
O hexaclorofeno, de nome científico 2,2-metileno bis-(3,4,6-triclorofenol), consiste num composto orgânico bactericida de fórmula molecular C13H6O2Cl6, que se apresenta sob a forma de cristais incolores ou brancos, inodoros, e insolúveis na água mas solúveis em solventes orgânicos.
Este composto é preparado pela condensação de duas moléculas de 2,4,5-triclorofenol com uma molécula de formaldeído na presença de ácido sulfúrico concentrado. Se não houver um controlo exato da temperatura pode ocorrer a formação, como produto secundário, de um produto altamente tóxico: o TCDD (tetraclorodibenzodioxina).
O hexaclorofeno, devido ao seu efeito bactericida (inibe o crescimento das bactérias gram-positivas), utiliza-se juntamente com o fluorofeno e o bromoclorofeno, de estruturas semelhantes em sabões antissépticos, desinfetantes cirúrgicos, desodorizantes, cosméticos e produtos dermatológicos.
Como referenciar: hexaclorofeno in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-04-23 20:51:11]. Disponível na Internet: