hibridação de ADN

A hibridação de ADN diz respeito aos processos de mistura do ácido desoxirribonucleico - molécula responsável pela hereditariedade, presente em todas as células - de espécies distintas.
Embora possa ocorrer naturalmente nos membros de alguns reinos, em resultado de cruzamentos interespecíficos, é um processo muito raro no reino Animal, originando descendentes estéreis ou não viáveis.
A hibridação é utilizada em laboratório para a realização de testes de proximidade filogenética entre espécies, e, quanto maior a percentagem de ADN híbrido formado, mais próximos e aparentados são os indivíduos. Este processo é também usado para promover o melhoramento genético de vários tipos de plantas, introduzindo-se genes estranhos no ADN de uma dada espécie, através da utilização de sondas (normalmente vírus modificados), afim de obter uma dada característica desejada, como a resistência à seca, por exemplo.
Como referenciar: hibridação de ADN in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-18 18:48:37]. Disponível na Internet: