hidrospeed

O hidrospeed, modalidade desportiva aquática, consiste em descer um rio com águas bravas, numa espécie de trenó flutuante que o nadador deve controlar com as pernas. O objetivo é seguir o curso do rio, desviando-se dos inúmeros obstáculos naturais.
Para se fazer hidrospeed é preciso saber nadar e ter alguns conhecimentos sobre as condições de navegabilidade do rio em causa. O hidrospeed é visto como uma modalidade perigosa, mas o risco é controlado se se cumprirem as regras de segurança, nomeadamente não esquecer nenhuma peça do equipamento, não tentar passar por baixo de um tronco que se encontre caído no rio, porque se pode ficar preso, não entrar em pânico quando o trenó se vira e, principalmente, nunca o largar (a solução é dar um impulso forte com as pernas para que este regresse à posição inicial). Para além de um trenó flutuante, que tem uma dimensão semelhante à de uma prancha de bodyboard, para praticar esta modalidade é necessário usar capacete, luvas, barbatanas (para ajudar a controlar e impulsionar o trenó), fato isotérmico de neoprene com proteções nas zonas dos joelhos, uma vez que as pernas ficam em contacto com a água, e colete de salvação.
Como referenciar: hidrospeed in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-16 23:58:23]. Disponível na Internet: