hipericão

Designação comum de várias espécies de plantas do género Hypericum da família das Gutíferas ou Hipericáceas.
As espécies do género Hypericum são plantas glandulosas, com folhas opostas e flores hermafroditas, normalmente pentâmeras e de pétalas amarelas. O androceu é formado por vários estames dispostos em fascículos. O ovário é formado, geralmente, por três a cinco lóculos, com vários óvulos por lóculo. O fruto é uma cápsula.
O hipericão Hypericum perforatum, também vulgarmente conhecido por milfurada, hipérico ou erva-de-são-joão, é uma planta perene com folhas semi-amplexicaules a acunheadas e com glândulas negras. O cálice é formado por sépalas lineares a ovadas, agudas ou acuminadas. A corola inclui pétalas assimétricas, com glândulas negras. A cápsula é avermelhada, de forma cónica a ovoide e com sementes negras ou castanho-escuras. A floração ocorre entre abril e outubro.
O Hypericum perforatum tem uma distribuição geográfica vasta, encontrando-se em vários habitats, como terrenos incultos, clareiras de bosques abertos e prados secos.
Os constituintes das extremidades florais do Hypericum perforatum são tradicionalmente utilizados em medicina popular devido às suas propriedades antissépticas e cicatrizantes. Tem também utilização em produtos cosméticos.
O hipericão Hypericum canariense é um arbusto muito ramoso, caducifólio, que pode atingir os três metros de altura. As folhas são sésseis, verde-amareladas, lanceoladas. As flores são de corola persistente de cor amarelo-dourada e dispõem-se em inflorescência de muitas flores.
Em Portugal encontram-se ainda as espécies Hypericum perfoliatum, também designado hipericão-celheado ou erva-das-sete-sangrias, Hypericum androsaemum, conhecido por hipericão-do-Gêres, androsemo ou mihadeira, Hypericum calycinum, conhecido por hipericão-dos-jardins ou raios-de-sol, Hypericum linarifolium, conhecido por hipericão-estriado e Hypericum humifusum, conhecido por hipericão-rasteiro ou erva-das-mil-folhinhas.
Algumas espécies são cultivadas como plantas ornamentais ou utilizadas em tratamentos médicos devido às suas propriedades medicinais.
Como referenciar: hipericão in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-04 01:18:21]. Disponível na Internet: