hipsometria

A hipsometria consiste na determinação da altitude de pontos situados sobre um plano de referência que se baseia em medições diretas e relacionadas com um ponto de altitude conhecida.
As técnicas utilizadas para calcular a hipsometria são: por nivelamento ou por processos trigonométricos, os quais medem o ângulo de inclinação entre o ponto que se deseja determinar (altitude) em relação à horizontal, calculando imediatamente a diferença de altitudes; pelo método barométrico, que se baseia na medição da pressão atmosférica a diferentes altitudes, recorrendo a um hipsómetro (termómetro de ebulição ou barómetro aneroide); por hipsometria capacitativa, que determina a altitude, por exemplo de um avião, sobre o nível do solo utilizando altímetros elétricos, os quais medem a capacidade do campo elétrico existente entre o avião e o solo; por hipsometria de reflexão, que com o auxílio de aparelhos, tais como o ecómetro, determina a altitude a partir do aparecimento de ondas eletromagnéticas constantes, ou, como é conveniente, das diferenças de intervalos ou de duração.
Como referenciar: hipsometria in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-20 17:49:57]. Disponível na Internet: