hipsómetro

Um hipsómetro consiste num dispositivo de calibração de termómetros usado para a determinação do ponto de ebulição da água.
Uma vez que o ponto de ebulição depende da pressão atmosférica, que por sua vez depende da altura acima do nível do mar, este aparelho pode ser usado para medir altitudes.
O hipsómetro também pode ser usado em hipsometria para a determinação de altitudes de pontos situados sobre um plano de referência que se baseia em medições diretas e relacionadas com um ponto de altitude conhecida. Normalmente, o um hipsómetro é constituído por um telescópio ligado a um nível de bolha de ar, ambos montados num tripé.
O hipsómetro é instalado entre um ponto de altura conhecida e o ponto cuja altura se quer conhecer. Antes de o utilizar, é ajustado até que a linha de mira esteja exatamente horizontal. Isto permite realizar observações pela mira nivelando uma régua graduada para os dois pontos.
A diferença na elevação entre os dois pontos pode então ser calculada a partir das leituras efetuadas para esses pontos.

Como referenciar: hipsómetro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 16:49:33]. Disponível na Internet: