Hispânia

Conjunto de províncias romanas na Península Ibérica, dividida em duas províncias até cerca de 206 a. C.: a Hispânia Citerior, que compreendia todo o vale do Ebro, e a costa este até Vera; e a Hispânia Ulterior, que tinha início no rio Almançor e abrangia a região da Bética.
A partir de 19 a. C., com a conquista de toda a Península sob a liderança de Caio Júlio César Otaviano Augusto (Octávio), o território é repartido em três regiões administrativas: a Tarraconense, com capital em Tarraco (a cidade de Tarragona); a Bética, com capital em Corduba (atual Córdova); e a Lusitânia, com capital em Emérita Augusta (atual Mérida).
Por volta do ano de 214 d.C., é criada uma nova divisão geográfica, voltando a existir apenas duas províncias: a Hispânia Nova Citerior Antoniana, que abrange a Gallécia (região da Galiza) e a Asturica (região das Astúrias); e a Hispânia Tarraconense. Cerca de 286, esta última será dividida em duas outras províncias: a Tarraconense e a Cartaginense.
Mais tarde a Hispânia integrará ainda o território da Mauritânia Tingitana (região a oeste da Mauritânia, centrada em Tânger), sendo, a partir de 400, criada a província da Baleárica, a última província romana da Hispânia.
Como referenciar: Hispânia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 21:29:41]. Disponível na Internet: