Hole

Banda rock norte-americana, formada no ano de 1989, por Courtney Love (guitarra, voz), Eric Erlandson (guitarra), Jill Emery (baixo) e Caroline Rue (bateria).
A música da banda acabou por ficar sempre na sombra da imagem pública da vocalista Courtney Love. No início, a banda era um dos projetos alternativos mais ruidosos e abrasivos, em pleno início da década de 90.
O seu álbum de estreia, Pretty on the Inside, é editado em 1991, com Kim Gordon, baixista dos Sonic Youth na produção. O disco, violento e descomprometido, é bastante bem recebido pela crítica e pelo público em geral. No início de 1992, Courtney Love casa com Kurt Cobain, o líder dos Nirvana. Os problemas com as drogas trouxeram a vida íntima do casal para os tabloides, correndo notícias do consumo de drogas durante a gravidez de Courtney. A confusão só acalmou em 1993, depois de uma batalha jurídica do casal para manter a custódia da filha. Durante esse ano, os Hole trocam de baixista, entrando Kristen M. Pfaff para o lugar de Jill Emery, e de baterista, substituindo Caroline Rue por Patty Schemel. Em 1994, é editado, pela DGC Records, Live Through This, que a crítica considera um dos melhores discos do ano. Quatro dias antes do lançamento do álbum, Kurt Cobain é encontrado morto (vítima de suicídio) na residência do casal em Seattle. E, dois meses depois, é Kristen M. Pfaff que é encontrada morta, devido a uma overdose de heroína. Para o lugar de Kristen entra Melissa Auf Der Maur e o grupo parte em digressão para promover o álbum. "Doll Parts" é o primeiro single do disco e entra para o top 60 no início de 1995. Ainda nesse ano, as Hole integram a quinta digressão Lollapalooza, uma série de espetáculos rock ambulantes. Apesar das muitas resistências, o álbum acabou por ser a afirmação comercial da banda, originando alguns êxitos de rádio e atingindo a marca de platina.
Seguiu-se um hiato da banda, dando origem a diversos rumores da sua dissolução, até porque Courtney Love parecia apostar mais na sua carreira cinematográfica, aparecendo como atriz em alguns filmes. Nessa fase, é editado o EPAsk For It (1995), uma raridade para colecionadores.
Após vários adiamentos, a banda acaba por se reunir em 1998, recorrendo ao apoio de Billy Corgan (Smashing Pumpkins), para gravar novo álbum de originais. Celebrity Skin sai em setembro e diversas mudanças acontecem na banda. Schemel e Melissa Auf der Maur deixam a banda. Ainda assim, o disco chegou a platina pouco depois da edição, apesar de Courtney não estar satisfeita com a divulgação feita pela editora. A vocalista tenta, então, pôr termo ao contrato com a Universal, de forma a poder lançar música na Internet.
A continuidade da banda tornou-se ainda mais incerta quando, em 2001, Courtney Love anunciou os seus planos de fundar uma nova banda, de nome Bastard. Mas o projeto abortou ainda antes de começar. Mesmo assim, Love anunciou o fim amigável das Hole em maio de 2002.
Como referenciar: Hole in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-03-30 09:58:38]. Disponível na Internet: