Homero

Poeta épico grego que viveu nos anos 900 a. C., segundo Heródoto, considerado autor das duas maiores epopeias da Humanidade - a Ilíada e a Odisseia.
Na época alexandrina levantaram-se sérias dúvidas sobre a atribuição destas duas epopeias a Homero. Considerava-se impossível que as duas obras fossem do mesmo autor. Aristarco, célebre crítico, não era dessa opinião e considerava que a Ilíada seria uma obra da juventude de Homero, enquanto que a Odisseia seria da sua velhice.
No século XVI quase ninguém duvidava de que fosse Homero o autor dessas geniais epopeias. Mas no século XVIII, o filólogo alemão Wolf, lança de novo a dúvida e sustenta que a Ilíada e a Odisseia eram fragmentos épicos de épocas e origens várias reunidos depois segundo um plano lógico.
Várias outras teorias foram aparecendo, mas a que hoje parece prevalecer é a de que o poeta a que a tradição chama de Homero e que representa como velho e cego, é realmente o autor da Ilíada e da Odisseia, pelo menos nos seus episódios essenciais.
Como referenciar: Homero in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 08:58:04]. Disponível na Internet: