homologia (linguística)

Retórica: Figura de estilo que consiste na repetição de palavras, conceitos ou outras figuras de estilo no mesmo discurso.

Semiótica: Segundo Pierre Guiraud (1993), trata-se de um tipo de relação estabelecida dentro de um sistema linguístico em que se faz uma correspondência no plano do significado entre dois pares de signos articulados. Por exemplo, a analogia entre homem e animal que se faz popularmente permite estabelecer aproximações de significado entre pares de palavras pertencentes aos dois campos semânticos. Assim, a relação estabelecida entre as palavras pertencentes a cada par dos seguintes grupos I - focinho/cara, II - garras/unhas, III - patas/pernas permite dizer que estão em relação de analogia, mas a relação estabelecida entre os pares de palavras entre si (cada par contendo uma analogia entre partes do corpo animal e partes do corpo humano respetivamente) permite dizer que estamos perante uma relação de homologia. A homologia neste caso é a relação de paralelismo semântico estabelecido entre pares de palavras cada um contendo elementos do plano animal e do plano humano.


A homologia é uma relação de não arbitrariedade estabelecida entre signos linguísticos (articulação de significante + significado, segundo F. Saussure) ou entre partes desses signos, sobretudo os significados, sempre que duas estruturas se correspondam.
Como referenciar: homologia (linguística) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 05:31:43]. Disponível na Internet: