Honório IV

Papa italiano, pertencente à família do papa Honório III, chamava-se Jacopo (ou Giacomo) Savelli e era cardeal de Santa Maria in Cosmedin. Tinha nascido em Roma, em 1210, e estudado em Paris. Enquanto cursou os seus estudos foi cónego na catedral de Châlons-sur-Marne. Tornou-se posteriormente reitor da igreja de Berton (Norwich), e o papa Martinho IV tornou-o cardeal diácono da igreja de Santa Maria in Cosmedin (Roma), em 1261. Este mesmo pontífice outorgou-lhe o posto de capitão da milícia papal e legado na Toscânia.
Depois da sua eleição em Perugia, a 20 de maio de 1285, foi consagrado em Roma, onde fixou residência. Antes da consagração este papa (que contava já uma avançada idade na altura da sua eleição e tinha por conseguinte muitas limitações, teve de ser ordenado) o que aconteceu dia 19 de maio, pela mão do cardeal de Óstia. Apesar de proteger as ordens mendicantes, que pretendia que aprendessem árabe para predicar em terras com esta língua, favoreceu também o clero secular, que tinha sentido que os seus privilégios estavam a ser esquecidos em prol dos das ordens regulares.
A heresia apostólica, surgida em Parma e que preconizava a pobreza extrema, foi condenada em 1286 por Honório IV. O pontífice fulminou ainda a excomunhão ao filho de Pedro III de Aragão, Jaime II, considerando-o usurpador do trono da Sicília. Por outro lado, elaborou a constituição Constitutio super ordinatione regni Siciliae, de 17 de setembro de 1285, onde declarou que os governos somente seriam eficazes se se baseassem na paz e na justiça, mencionando depois as leis que protegeriam o povo desta ilha dos abusos de poder que tinham provocado as Vésperas Sicilianas (vd. Martinho IV). Dava também à população o direito de apelar à Santa Sede no caso de os seus direitos não serem respeitados.
Cessou funções a 3 de abril de 1287. Este papa encontra-se sepultado na igreja de Santa Maria Aracoeli, em Roma.
Como referenciar: Honório IV in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-26 07:48:26]. Disponível na Internet: